• Proporcionar a formação tendo como suporte as experiências pedagógicas dos próprios educadores, visando à construção de saberes e de fazeres em um processo dialógico de reflexão da prática por meio do registro escrito;
  •     Consolidar uma política de educação de jovens e adultos na Zona Sul por meio da socialização de conhecimentos;
  •     Articular a dinamização curricular, nos espaços educativos da EJA, por meio da integração das experiências de vida com os saberes sociais, historicamente produzidos;
  •     Proporcionar a produção de ferramentas teórico-metodológicas que venham alicerçar as experiências educativas no campo da educação de jovens e adultos;
  •     Introduzir a abordagem da Educação na diversidade com o reconhecimento e valorização das diversas populações e temáticas a serem tratadas;
  •     Apresentar conceitos sobre as diversas populações e temáticas da diversidade;
  •     Abordar as alterações da LDB que determina a inclusão de diversos aspectos da história e da cultura negra e indígena brasileira, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil;
  •     Desenvolver processos e metodologias de introdução desses conceitos na educação básica;
  •     Oferecer seminários, palestras virtuais, materiais didáticos e tecnologias sobre os temas da diversidade;
  •     Possibilitar a formação continuada por meio das redes de discussão dos diversos cursos de formação para a diversidade oferecidos no âmbito da Rede de Educação para a Diversidade;
  •     Realizar discussões teórico-político-filosóficas-sociológicas e educativas sobre a problemática da Diversidade Cultural local e global;
  •     Discutir o lugar da diversidade na cultura local, as políticas públicas de respeito as diferenças e a pluralidade, do envolvimento dos cidadãos, nas escolas e outros espaços educativos e buscando a produção de redes de sujeitos locais capazes de atuarem, a partir da escola, na reinvenção e superação dos limites culturais contemporâneos;
  •     Proporcionar um diagnóstico da cultura local, seus limites, suas potencialidades e seus saberes de tradição, em especial, aqueles capazes de potencializarem a reinvenção rumo a o respeito da diversidade e a pluralidade;
  •     Capacitar educadores em atividade na Educação básica através do aperfeiçoamento da formação em EJA.